Winamp é um reprodutor de mídia para PCs baseados em Windows e aparelhos com Android, desenvolvido pela Nullsoft, atualmente uma subsidiária da AOL. É um programa proprietária freeware/shareware, multi-formato, expansível com plug-ins e capas, e é notório por seus recurso de visualização gráfica sonora, playlist e biblioteca de mídia.
O Winamp foi originalmente desenvolvido por Justin Frankel e Dmitry Boldyrev, e ele se tornou popular rapidamente, ao longo da tendência de desenvolvimento do compartilhamento de arquivos MP3.
Em 20 de novembro de 2013, a AOL anunciou que o Winamp.com será desativado no dia 20 de dezembro de 2013, quando o aplicativo não será mais disponibilizado para download e a empresa não oferecera suporte após esta data. No dia seguinte, um rumor apontou que a Microsoft estava conversando com a AOL sobre a aquisição da propriedade intelectual do Winamp e Shoutcast. Uma campanha online se iniciou pedindo a AOL que continue o desenvolvimento do Winamp ou que lance em código aberto. Em 6 de Janeiro de 2014, foi anunciado que a empresa belga de streaming de rádio Radionomy comprou a Nullsoft, e com ela adquiriu os direitos do Winamp e do SHOUTcast. O montante investido não foi divulgado.
Índice
[esconder]História[editar | editar código-fonte]
Winamp 0.x[editar | editar código-fonte]
As primeiras versões do Winamp de testes eram somente distribuídas entre amigos, mas hoje na Internet é possível encontrar estas versões "secretas". A versão 0.2a tinha o nome WinAMP 32 (Esta versão veio em Abril de 1997) para avisar usuários do Microsoft Windows Versões 3.xx de que este programa se tratava de um somente compatível com as versões Windows 95 e Windows NT. Sem interface gráfica, seu único trabalho era decodificar o som MPEG e jogá-lo para o mixador de som do sistema. As próximas versões da série 0.x já vinham com seu próprio mixador de som, e
Nenhum comentário:
Postar um comentário